terça-feira, 14 de janeiro de 2020

MAS, E DAI?! Bufonews e a Necropolítica – A experiência viva do jogo como dispositivo no processo de criação


MAS, E DAI?!
Bufonews e a Necropolítica – 
A experiência viva do jogo como dispositivo no processo de criação 
( Diário de Bordo- Exposição Poética)



Eu sei que devia ta terminando de ler o texto para o encontro de Dramaturgia, com o convidado, mas precisava falar, falar da experiência que foi o Experimento 1, da Exposição Poética da SP Escola de Teatro.

Eu faço diário de bordo e se você demora muito de escrever, esquece a pulsão do que aconteceu no dia, das sensações daquele momento, mesmo que depois possam ser reinterpretadas, ou reescritas, reestruturadas. Sei que o tema Necropolítica era o mote para direcionar os olhares de todxs, mas pelo o que vi, para um lugar denso, sem saídas, de paralisação. Não, Benigno, você não devia falar isso agora, não vai atrair a atenção do leitor para o texto, não vai criar uma situação, um espelhamento, uma identificação, uma, uma, uma contradição?!

Eu já sei o que está acontecendo por aí, pelo país, na Amazônia, no Nordeste, em Brasília, em São Paulo. Eu sei o que significa a necro-política, mas, e daí?

Não quero ver novamente as imagens agonizantes dos desastres dos últimos tempos ou ver mais um preto na mira de uma arma. Não quero a repetição de reportagens de tanta coisa ruim que aconteceu ou está acontecendo. Mataram Agatha, no Rio, nesse final de semana. Mas, e dai?   É encenação ou realidade? Extra, Extra, Extra!   A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca(...). A informação não é experiência. ”

Acredito que devemos apontar saídas, linhas de fuga para tantas realidades que estamos vivendo, e que não são teatro! A realidade nunca será uma encenação, uma exposição! Nossa tentativa de dessecar o real muitas vezes é fraca e caricaturada, além, de nos colocar pra baixo. Não existe amor em SP?!

“A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca(...). A informação não é .”

Fiquei muito feliz com o resultado do Núcleo 7- Amarelo, por ter se colocado no desafio do jogo! Era um jogo! Não era ensaiado, acontecia, ali na frente dos olhos da plateia. Não era uma projeção na parede. Parece que os experimentos se contaminaram com uma pseudo modernidade das projeções. Que contemporâneo!!! Mas, e daí? “A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca(...).

Escolher um jogo vivo, nos corpos dxs atuadorxs colocou todo o Núcleo em estado de prontidão, em estado de jogo, e funcionou! Foi arriscado, como andar na rua diariamente sem sofrer nenhum tipo de violência ou surpresa, mas funcionou!
Acho que conseguimos atingir com essa experiência instaurada um estado de cooperação entre nós, todxs envolvidxs nesse experimento! Rolou uma sinergia! Ufa! Que bom! Axé! Evoé!

Relacionar com as variadas áreas e cursos da Escola pode ser instigante, mas é um desafio, pois é vida real, é lidar com as pessoas, pensamentos, olho no olho. Isto é experiência e é nesse pulsar que acredito, num teatro e artes vivas, e que  “coloque pra cima” nossa energia vital em alegria, não em tristeza,  ou lamentação.

Conseguimos uma unidade de grupo, o que leva muito tempo de convivência! Devemos continuar nessa energia para potenciar outros encontros alegres e felizes. Encontros alegres como Espinosa tanto fala!

Fiquei pensando nisso, após chegar em casa e ter conseguido raptar o diretor para um evoé rápido com uma cerveja - na ausência de vinho, (eu consegui!) no caminho para o metrô.

Vamos conservar esse estado de jogo positivo, criativo e pulsante.

O monstro está aí, a nos rodar cotidianamente, e temos várias opções:


  •   A de identificar ele e ignora-lo.
  •    A de não identificá-lo e continuar nossa vida/encenação.
  •     A identifica-lo e partir pra cima dele! Bacuralizemo-nos!!!
  •    Outras possibilidades...

Nesses nossos jogos cotidianos cada um de nós sabe os jogos e papéis que ocupa e quais etapas de cada jogo deve chegar!

Lembremos que a “nossa arte” deve apontar caminhos, frestas, linhas de fuga a para transformar a nossa realidade e sair do jogo ou escolher o jogo que queremos ficar.  Mas, e dai?!

Que comecem os jogos!

"Não quero saber mais saber do lirismo que não é libertação." Manuel Bandeira

“A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca(...). A informação não é experiência. ” Salve Jorge Larrosa Bondía!

Extra, Extra, Extra!!!  
  
MB 23 de setembro de 2019. Esfriou de novo na Meca Sampã. Rascunho de Diário de Bordo.

Nenhum comentário: