sexta-feira, 22 de agosto de 2014

RELEMBRAR É VIVER!!! TEXTOS, ARTIGOS, PERFORMANCES E MOBILIZAÇÕES NA R1-UFBA



Nossa, bateu uma nostalgia agora, verificando no baú dos textos e artigos que escrevi durante a graduação e a minha passagem pela R1- Residência Universitária da Ufba- no Corredor da Vitória, em Salvador, frente a tantos problemas da assistência estudantil, das condições da casa, das relações de gênero e diversidade, vejo o quanto questionar e lutar pelo seu espaço e direito valem a pena!

Compartilho este com vcs que tem tudo a ver COM AS ELEIÇÕES!!

Postei aqui nas carreiras para compartilhar com os amigos pelo Caruru da Diversidade do GGR.
Valeu Grupo Gay Das Residências por possibilitar este momento e viagem!!

Vamos que vamos! Quem não leu, leia e comente! rs.
Relembrar é viver!!!
Prometo arrumar um tempo para postar os outros e os que foram publicados em jornais e na G Magazine também.

Ah, e só pra contextualizar e atualizar este post, morei recentemente na Residencia  Estudantil da UNICAMP como aluno do mestrado. Lá pode! Comentários? Outro nível de Grampoula!! Ai... ai...


INDEPENDÊNCIA OU MORTE?!
RESIDENTE TAMBÉM É GENTE! BANHO QUENTE JÁ!
ELEIÇÕES 2006-VOTA BRASIL
Por Marcelo Benigno*



Acordei hoje sob o forte som da banda marcial e dos gritos de comando das tropas militares que abriam as comemorações do 7 de Setembro, em Salvador, justamente em frente a Residência Universitária da Ufba, localizada no Corredor da Vitória, coincidentemente na avenida com o mesmo nome da data festiva.

Mesmo com a chuva insistente, o batalhão de soldados e oficiais, de vários segmentos, estufava o peito, enquanto o Governador do Estado revistava a tropa, em carro aberto, com a postura altiva que a ocasião necessitava.

Muitas pessoas prestigiavam o desfile, inclusive muitas crianças!

Do lado de cá, das grades da realidade da Residência, ironicamente, enquanto a nossa independência não chega, também tomamos “nossos banhos de chuva” obrigados pela nossa condição.

Há algum tempo que na Casa não existem chuveiros elétricos funcionando e somos obrigados a tomar banho frio, diariamente. Alguns residentes mais convictos, defendendo sua masculinidade, dizem que tomar banho quente é coisa de gente fresca como eu, de boiola, de gay, de viado mesmo. 


Outros, entravam disfarçadamente no “box quente” para que não percebessem que ele também gostava de banhar-se com uma água quentinha e agradável. Até mesmo os fãs e defensores do banho frio aumentavam a fila para o banho quente em dias frios ou chuvosos.


Essa questão e tantas outras, as quais somos obrigados a enfrentar diariamente, na residência ou na vida, passam pelo viés da nossa cultura. 

Venho de uma cidade que é a mais fria da Bahia! Em Vitória da Conquista já vivi temperaturas por volta dos 6 graus. Lá, culturalmente e climaticamente, não se toma banho frio, ao menos, nos dias mais quentes, “quebra-se a frieza da água” como diz meu avô.

Meu avô, por exemplo, quando vou visitá-lo, na roça - lá não tem energia elétrica- levanta de madrugada só para esquentar, no forno a lenha, a água para que eu lave meu rosto pela manhã, numa bacia branca de esmalte, tão característica daquela região. 


Ele não admite, de forma alguma, que eu lave o rosto na água fria, para ele é uma “desfeita”, chegando a dizer que levantar com o corpo quente e lavar o rosto na água fria faz mal! Este fato é tão peculiar que o sertanejo busca lenha para esquentar água para o banho, que é fervida em chaleiras e vasilhas grandes e velhas, já escurecidas pelo carvão do fogão à lenha.

O banho é tomado sempre antes de escurecer, em bacias grandes de alumínio. Depois da janta, do cafezinho quente e da prosa, antes de dormir, lavam-se os pés novamente, num gostoso escalda pés “arriado” com cacos de telhas e folhas de laranjeira ou tioiô.

Crendices e cuidados populares à parte, não adianta ficar aqui poetizando a situação atual, que nesse caso, não tem nada de poesia ou zelo. 

Imagine chegar na R1 cansado de um dia sufocante de trabalho, estudos e ser obrigado a tomar um banho super frio? Frio e escuro, pois a lâmpada do banheiro, diga de passagem, está queimada há séculos! 

Imagine agora a cena, só que de manhã, bem cedinho, às 6 da matina? Dá para sentir na pele? Imagine quando você está gripado, doente, com problemas nas amídalas ou coisa parecida? 

Depois quando o residente fica sujo e fedido é porque residente da UFBA é assim mesmo... Só sabem reclamar... Reclamam de barriga cheia... Querem regalias... Até banho quente agora, faça-me o favor!!


Hoje, em pleno Dia da Independência, exatamente às 12 horas, o almoço já tinha acabado!

Primeiro acabou o feijão, depois a carne e finalmente o arroz!

Enquanto a maioria das pessoas normais (residente não é gente, é uma espécie específica!), descansava nos seus lares ou viajava curtindo mais um feriadão, os pobres e carentes residentes universitários da R1- UFBA, ficaram sem seu almoço de independência!

E vocês pensam que os residentes reclamaram?!

Os que tinham dinheiro saíram para comer algo por ali mesmo, com a cara costumeira de residente. Outros esbravejam, como de costume, algumas palavras de efeito, desgastadas pelo discurso obsoleto, e mais nada!

Mesmo aqui, num exemplo de coletividade, é cada um por si e Deus por todos!

As tais comissões da Casa, específicas para tratar de assuntos e necessidades da residência e, conseqüentemente, dos residentes, sequer se posicionam em situações similares ou quando fazem um “grande feito” espalham comunicados na casa com mais uma pérola residencial: “Comissão operante é assim que faz”, ou algo parecido! Afinal, em tempo de política, a Propaganda é a alma do negócio! (...) 

Sem comentários!

Viver em coletividade é foda, desculpe a expressão, não dá para ensaiar e fingir que se pensa em todo mundo! Somos iguais ao nosso País, que 500 e tantos anos, ainda batalha por sua independência, por condições dignas para milhares de seus filhos, que assim como nós, não almoçaram hoje e não tomam banho quente!


Acho que aproveitando esta ocasião vou me candidatar para Presidente do Brasil com o lema: Adote um Residente!! Ou Residente também é gente, precisa de comida, carinho e banho quente!

Irei convocar os nossos ricos vizinhos da Vitória para contribuírem com esta campanha social, principalmente nos feriados e fins de semana! 

Nossa, vai ser o máximo! Um marco na Representação Estudantil no país!
Os residentes mais frescos, necessitados e famintos terão o privilégio de escolher qual o prédio ou mansão gostaria que o adotasse! 
As pessoas gostam de ajudar os outros, principalmente os pobres!

Depois, em troca da solidariedade ou favor do vizinho rico, faríamos um trabalhozinho para eles, dentro da nossa área de formação, o qual somaria horas de estágio nos nossos cursos acadêmicos! Não vai ser Fantástico?!




Se depender da consciência de tantos baianos e brasileiros, e dos modelos políticos e campanhas que temos visto, serei eleito no primeiro turno! Percebam a relevância política e social da minha campanha!!

Prometo ainda, caso seja eleito, dentre outras coisas, cotas para os residentes mais pobres de cada casa, ajuda financeira para comprar lanches noturnos, remédios para o estômago, antibióticos, banhos de sol, visitas íntimas e principalmente, (pausa dramática): Banho Quente para todos(as), com direito a massagem relaxante com garotos e garotas profissionais, para todos os gostos, aliviando o stress da vida louca dos residentes na capital, enquanto buscam sua formação e independência, junto ao nosso país residente!

Tão vendo como é fácil fazer política no Brasil!?

Obrigado a todos pela atenção e vejo vocês nas eleições!

E se por acaso não houver discurso, não estranhem, continuo gripado e rouco, a água continua fria, o banheiro escuro, assim como muita coisa por aqui!

Vota Brasil! Eleições 2006! 
Residente também é Gente!
Chuveiros quentes, já!



* Marcelo Benigno é ator, arte-educador, diretor teatral, graduando em Artes Cênicas pelas Ufba e residente universitário da R1 – no Corredor da Vitória, em Salvador.

Um comentário:

Unknown disse...

Fui convidado a fazer uma viagem com Marcelo...pois ele contou o “causo” la das bandas…
NJR Junior