segunda-feira, 1 de setembro de 2008

FALANDO NOS EDITAIS DA FUNCEB... BABADOS DANÇADOS!



Povo de Deus!

Rolou na net uma CARTA - MANIFESTO questionando o resultado do Edital de Dança e atacando o Grupo Dimenti de forma direita e de mau gosto.
Ora, questionar é válido, mas atacar um grupo como o Dimenti desqualificando o seu trabalho e colocando nomes de pessoas da Fundação, que poderiam ter "favorecido" o resultado do edital? Acho que ai já demais!!
Assim como o Dimenti temos 10 Anos de estrada e muito trabalho e labuta, e não é facil chegar onde chegamos.
Agente manda 10 editais para ganhar um, em todo o Brasil, não só na Bahia!!!

Sou a favor do questionamento sério, de bom gosto e ético, e se puder com provas, pois eu mato a cobra e mostro a cobra e o pau juntos, como alguns de vocês me conhecem, eu questiono muito mesmo, sobretudo pedindo mais atenção para o interior.
Lembram quando o edital ainda era de 8 mil para o interior e 48 para a capital? Lembram do texto do Movai que fiz, que virou documento depois.
Ninguém lembra!!
Então, a melhor resposta que o Dimenti pode dá, e que também damos, é Com o Trabalho!
Segue abaixo a Carta Manifesto e a resposta do Dimenti.
Ambas vcs podem conferir no blog do Dimenti no link abaixo:

Ah, estamos aguardando o edital de teatro...Vamos ver se o resultado merece algum questionamento, porém mais contudente e sério!
rs
mb


(Fundação Cultural do Estado da Bahia)
Venho através desta, manifestar a minha indignação e o meu incômodo diante dos resultados dos Editais dessa referida Fundação. No caso aqui, ao primeiro resultado do Edital Yanka Rudzka.
Ao chegar na sede dessa fundação no último dia de inscrição para os Editais Culturais 2008, me deparei com dezenas de artistas, atores, dançarinos, diretores, sentados no chão, espalhados nas escadarias, recostados na parede… todos ali, aos montes, na esperança da mísera migalha da Fundação Cultural…
E pensei, meu Deus, como tem artista nessa cidade querendo trabalhar!
Como tem gente querendo produzir, fazer a cultura dessa cidade acontecer!
Mas não há espaço, não há incentivos, e os poucos existentes, atraem centenas de artistas, todos juntos por esse desejo. São dezenas de atores, diretores, professores que formam na escola de teatro, de dança, de belas artes, mas onde estão eles? O que fazem pra ganhar a vida? De poucos se ouve falar… Muitos assumem outra profissão, outro emprego, outra função às vezes bem distante de sua área, por falta de espaço e incentivo para viver da arte de forma digna nessa cidade.
Bom, voltando à FUNCEB, ao ver o resultado do Edital de montagem de dança, Yanka Rudzka, fiquei estarrecido! Hoje não se seleciona projetos pela qualidade artística, mas sim, pela qualidade técnica do projeto. E eu me pergunto, artista tem que saber escrever projetos pra edital? Um edital que institui por exemplo, um prêmio chamado Manoel Lopes Pontes, prêmio de montagem de teatro, onde escolhe quatro selecionados no valor de R$ 30.000,00 ( trinta mil reais) 4 montagens, premia o DIMENTI com R$ 100.000,00 ( cem mil reais)
Isso mesmo, 100 mil reais!!!
E eu me pergunto, numa cidade tão pobre de incentivos à fomentação cultural, por que não divide esses cem mil reais por mais 3 montagens de 30.000.000?
Sim, observem que trinta mil reais é uma pouca vergonha em se tratando de uma montagem de teatro, mas diante dos valores dos prêmios de montagem, não é uma afronta que cem mil reais se concentre na mão de tão pouca gente?
E outra pergunta, por que o DIMENTI virou o queridinho da FUNCEB? É sempre uma carta marcada os resultados, temos sempre a certeza de que o DIMENTI estará lá.
Aí eu me pergunto, é porque o DIMENTI sabe mais fazer projetos do que teatro/dança?
Ou por que o nome DIMENTI tem a ver com demência? Sim, por que demência é a cara da fundação que subestima a capacidade de nós artistas de avaliarmos as mutretas que rolam por trás Desses editais.
Veja por exemplo outro fato no resultado desse último edital de dança: O espetáculo em processo Estudo Para Cabide, que se apresentou no quarta que dança, tem até 8 minutos.
Veja só, esse espetáculo em processo, no resultado do Edital de montagem de dança /2008, ficou na suplência à espera de um prêmio de R$ 60.000,00. Sim, e eu me pergunto, e os tantos outros projetos de montagem de dança que já estão prontos, ou que pelo menos não tem apenas 8 minutos de duração, por que não ficaram na suplência? Será que é porque o nosso amigo Jorge Oliveira é amiguinho de Isabela Silveira, funcionária da FUNCEB? Suspeito, não?
Pois é, nessa terra onde se premia um espetáculo chamado A Bahia da Magia, ou um Dente Chamado Bico, é preciso realmente aprender a escrever projetos ou ter amigos na FUNCEB, sim, amigos fazem muita diferença na hora de dividir por baixo do pano os recursos públicos!!!
FABIANA EVANGELISTA ( formada em dança pela UFBA)

RESPOSTA DO DIMENTI

Lendo a sua frágil carta, é possível imaginar o projeto que você inscreveu no edital.
Se a sua ingênua hipótese da “carta marcada” na Bahia fizesse algum sentido, haveria muitas outras cartas marcadas espalhadas por aí em prol do Dimenti: em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Pernambuco, no Ceará, no Piauí e, mais recentemente, na Rússia onde o Dimenti exibirá um dos seus audiovisuais.
Se sua falácia tivesse alguma consistência, haveria “cartas marcadas” entre os diferentes integrantes das variadas comissões de seleção indicados pela própria classe da dança através do fórum (que você nunca freqüentou).
Para evitar as informações ralinhas das quais você se valeu, o Dimenti vai realizar novamente em 2008 uma avaliação pública sobre as atividades do grupo e produtora cultural. Apareça.
O ATÍDOTO PARA A “SINDROME DA CARTA MARCADA” É ESTUDO E MUITO TRABALHO!
Dimenti

P.S. Carta-resposta enviada pelo Dimenti à lista que a autora/autor do email que nos acordou hoje de manhã se utilizou.

Mais informaçõe no blog do dimenti:

Um comentário:

Déa disse...

Pois é... Tem gente que tem dor de cotovelo mesmo.. No mínimo deve ter tentando váaaarias vezes entrar para o Dimenti e Jorge não quis. KKKK Eu sempre acompanhei o trabalho do grupo, desde Chá de Cogumelo. Adoooooro! E eles trabalham muito bem. Isso é FATO! E contra fatos não existem argumentos que se sustentem. Mas, só para deixar marcado, a menina da carta NÃO TEM ARGUMENTO! Provavavelmente nem, projeto!!!
Rss
Me diz se posso publicar tudo no meu blog (as duas cartas).
Beijos