sexta-feira, 25 de julho de 2008

CAPACITAÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS NO INTERIOR BAIANO PELA FUNCEB

Formação Itinerante
FUNCEB promove oficinas para grupos teatrais em oito municípios do interior baiano

Gente, to participando da Capacitação de Grupos Teatrais no Interior.
O Projeto é super bacana e pertende ser uma ação continuada da Funceb, dando visibilidade aos grupos teatrais interioranos.
A oficina tá sendo muito produtiva. Agora estou na Cidade de Ruy Barbosa e fico até o domingo. Semana que vem vou para a cidade de Serrinha.
Entre os professores eu e Robertinho- da Cia Finos trapos, ambos conquistenses, o que mostra o interesse da Funceb em valorizar, inclusive, profissionais capacitados do interior.
Nesta etapa do evento foram convidados professores, com experiência em direção, coordenação de grupos de teatro e liderança, além de outros ítens importantes.
Acompanhe abaixo mais notícias do Projeto!
Viva o teatro e o artista do interior!
Abraço Sertanejo a todos(as)!

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura (Secult), promove oficinas de capacitação teatral em oito cidades do interior do Estado - Buerarema, Ipirá, Serrinha e Andorinha, de 17 a 20/7, Ruy Barbosa, Caetité, Santa Maria da Vitória e Seabra, de 24 a 27/7. As atividades, que contam com o apoio das prefeituras dos municípios, pretendem renovar e fortalecer a produção do teatro baiano, priorizando os grupos do interior. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através dos mobilizadores culturais de cada cidade.

“Além de atender a uma solicitação recorrente da classe artística por capacitação, essa atividade incentiva o intercâmbio entre os artistas”, afirma Gisele Nussbaumer, diretora da FUNCEB. De acordo com Ney Wendell, diretor de Teatro, a iniciativa visa à qualificação técnica dos grupos, desde a montagem até a apresentação dos números. “As oficinas têm como base o aprendizado de técnicas de interpretação, corpo, voz e montagem de espetáculos”, explica.

As atividades estão divididas em três etapas e serão realizadas pelos professores João Lima, Roberto Abreu, Marcelo Benigno e Vinícius Oliveira, sob a coordenação pedagógica de Jacyan Castilho. A primeira delas é presencial e tem carga horária de 30 horas, tendo como foco a manutenção e fortalecimento dos grupos. Durante dois meses, acontece uma segunda etapa, à distância, através da internet, com orientações sobre o processo de montagem dos espetáculos. Na terceira e última etapa, prevista para outubro deste ano, serão apresentados os resultados finais de cada grupo, no formato de uma grande mostra teatral.

Wendell lembra, ainda, que a etapa à distância é uma iniciativa nova e, para que tudo corra bem, serão disponibilizados materiais didáticos, como textos, vídeos e sugestões de sites na própria web. “É também uma forma de utilizar as novas tecnologias de comunicação e informação a favor do teatro”, pontua.

Serviço:
Onde: Buerarema, Ipirá, Serrinha, Andorinha, Ruy Barbosa, Caetité, Santa Maria da Vitória e Seabra
Telefones: 71 3103-4078/ 4066
Quando: de 17 a 20/7 (Buerarema, Ipirá, Serrinha, Andorinha) e de 24 a 27/7 (Ruy Barbosa, Caetité, Santa Maria da Vitória e Seabra)
Quanto: Grátis
Realização: FUNCEB/ Prefeituras Municipais

MOBILIZADORES CULTURAIS
Buerarema - Janaina Lima
Tel.: (73) 8837-3301
janaynasantana@hotmail.com

Ipirá - Normelita Oliveira
Tel.: (75) 9155-2881
normelita8@hotmail.com
brida_norma@yahoo.com.br

Serrinha - Elissandro Silva Magalhães
Tels.: (75) 3261-1005 res. / 9139-5813
sandromag@hotmail.com

Andorinha - José Vagner
Tel.: (74) 3529-1054
lavor1977@yahoo.com.br
vagnerlavor@hotmail.com

Ruy Barbosa - Jarbas Silva
Tels.: (75) 3532-1333 / 9968-8260
abpcpaixaodecristo@arte.br

Caetité - Mara (Maria Auxiliadora)
Casa Anísio Teixeira
Tels.: (77) 3454-2313 / 99610307
casaanisioteixeira@yahoo.com.br

Santa Maria da Vitória - Valdeci Augusto
Tel.: (77) 8806-1313
valdeci13456@ibest.com.br
tudoinspira@yahoo.com
(Raimundo Nonato – Cocos)

Seabra - Pitágoras Luna
Tels.: (75) 3331-2211 / 9966-0303
delunafreirealves@yahoo.com.br
secturseabra_ba@hotmail.com

CLIQUE NO TÍTULO DESTE POST PARA VER A MATÉRIA NA PÁGINA DA FUNCEB

Um comentário:

Unknown disse...

O Livro "Sonoplastas em Ação - Uma Abordagem em Teatro e Afins para Músicos", Também tem aplicação para Grupos Teatrais e interessados.
Consulte em www.douglastadeu.blogspot.com ou www.douglastadeu.meubox.com.br