Desnudando Mortícia!
Com quantxs personagens se faz um artista educadxr?!
Experienciando encantamentos, a magia do encontro e do amor
Experienciando encantamentos, a magia do encontro e do amor
Fui
convidado para participar da Formação dos Coordenadores Escolares, que
aconteceu em Vitória da Conquista, no dia 15 de julho, e, como não podia deixar de ser, a
arte da qual comungo estaria comigo nesta abordagem e experiência. O tema do
encontro seria Formação Continuada e
pensei em várias formas de desdobrar, assim como se desfaz um origami, tal conteúdo.
Como é de rotina em minha práxis o uso da estratégia do drama, conhecida como “teacher in role”, que pode ser
traduzida por “professor personagem”
ou “professor no papel”, pensei em que persona e seu universo
poderiam me acudir nessa aparição vaporosa, e assim, com a ajuda dos amigos
pela internet, cheguei na escolha de Mortícia para este encantamento e
atualização bruxesca e pedagógica.
“Uma
bruxa debate sobre a Formação Continuada com Coordenadores Escolares em
Conquista, como pode isso?! O tema Formação Continuada tem sido uma frequente
em encontros com profissionais da educação no país e Conquista entra também
nessa discussão, e pelo visto, até Mortícia, numa onda crescente de novos
bruxos, na literatura e no cinema, não escapou de se atualizar! Como que os
Profissionais da Educação reagirão as peripécias dessa bruxa tão simpática?!” (Trecho
do Release e publicação sobre a Intervenção).
[http://blogdofabiosena.com.br/v2/blog/uma-bruxa-debate-sobre-a-formacao-continuada-com-coordenadores-escolares-em-conquista-como-pode-isso/ ]
[https://www.blogdagente.com.br/morticia-debate-formacao-continuada-para-profissionais-da-educacao-em-conquista/ ]
[http://www.blogdaresenhageral.com.br/morticia-realizara-curso-de-formacao-para-servidores-da-educacao-em-conquista/]
[https://www.blogdagente.com.br/morticia-debate-formacao-continuada-para-profissionais-da-educacao-em-conquista/ ]
[http://www.blogdaresenhageral.com.br/morticia-realizara-curso-de-formacao-para-servidores-da-educacao-em-conquista/]
Poderia
escrever um relato maior ou um artigo mais elaborado sobre os aspectos que me
atravessaram nesse dia, ou que se desdobraram do teacher in role na minha trajetória e na educação. Poderia falar
mais sobre a questão da formação continuada e a ênfase acadêmica e profissional
exacerbada na informação, (sem a experiência viva), frente aos modismos
políticos, tecnológicos, tecnicistas, pós acadêmicos titulares; ou ainda, sobre a necessidade de qualificação em educação e artes, mas
prefiro me ater as sensações que senti neste dia, num quase diário de bordo
teatral, e nas falas dos partícipes nessa troca.
“O
curso de formação de coordenadores é um programa de formação permanente dos
educadores, que tem como diferencial, a criação de espaços de discussão nos
quais os coordenadores refletem sua prática no cotidiano escolar e, nessa
prática, projetam suas intervenções e futuras ações. Para isso, existe a
presença constantes de profissionais de áreas especificas para construção desse
momento e, nesse último encontro, tivemos o privilégio de contar com a
sensibilidade, ousadia e criatividade da persona Mortiça, do educador e
professor de teatro Marcelo Benigno, que enfeitiçou e encantou a todos com
diferentes linguagens artísticas, estimulando a formação estética do
coordenador na dinâmica essencial para poder estar com os professores e alunos,
percebendo, ouvindo, vendo suas múltiplas expressões. A proposta pensada para
essa formação traçou um diálogo entre a educação e arte como condição sine qua
nom a reflexão sobre a função da arte no processo educativo.”
Elisangela
Aguiar- Coordenadora Pedagógica- SMED
Véspera
da apresentação- Dia 14/07. Não consigo dormir,
estou terminando de organizar os slides e material para o encontro. Nesta
invocação clamei por alguns coligadxs encantadxs: Roberto Sidnei, Paulo
Freire, Jorge Larrosa, Gabriel Perissé, Carlos Drummond de Andrade, Dorothy
Heathcote, J. K. Rowling... e tantxs outrxs nesta reza
invocatória de afetos. À tarde fui pegar o scarpin que levei para colocar a
tachinha e pintar, comprar cola de cílios e unhas postiças, (que sempre secam)
e um novo par de brincos negros para a convidada do dia. (Ela estava querendo um brinco novo que vi na rua). Continua o corre-corre de produção.
Uma
semana antes- Dia 06/07- Produção rotineira de
atuador. Lavar figurino, arrumar peruca, terminar release e encaminhar, elencar
aspectos relevantes para a elaboração da fala, reler livros, separar músicas...
Dia
15/07- Quatro horas da manhã- Dou uma cochilada e
acordo antes das seis para começar o processo de caracterização. Banho longo pra
acordar, “tucking e taping” pra
fazer, ou num bom linguajar “aquendar a neca” mesmo. Pensa que é fácil?! Make pronta, perfume em dia e por último, e
depois tudo feito, colar as unhas. Chega a carona providencial, e
sempre bem-vinda, da querida e atenciosa Ellen Aguiar, e lá vamos nós!! Chegamos
ao destino. Fico no carro esperando o momento exato para entrar. Momento
necessário para o atuador concentrar. E quando começa a performance?! Segundo Rozilda
Thér, outra querida da Educação, muito antes do que se pensa:
“Quando
você chegou na escola, eu estava passando de carro, logo percebi um
engarrafamento, olhei pela janela do carro e vi uma "dama" sendo
acompanhada por alguém, que ao seu lado segurava um guarda-chuva. Pensei, deve ser alguma autoridade que veio palestrar em algum evento importante. Depois que vi as fotos no face lembrei desse episódio. Vou sorrir até 2050. Você é o máximo. Parabéns flor exótica, mimosa, radiante... Flor humana.”
Começa
então o desnudamento. Pessoa e persona se fundem, se TRANSformam! Gosto quando desmistificamos o processo criativo para o público, e nesse
dia, me deixei afetar por esta meta aula/apresentação/cênica/performática, lembrando muitas das que compartilhei na Escola de Teatro da Ufba, quando professor, no curso de Licenciatura em Teatro, na minha passagem por lá!
Para
nós das artes da cena que estamos habituados nessa rotina de vestir, produzir
personagens e ações, tudo acontece de forma natural, mas, às vezes, não
percebemos as sutilezas de como a nossa rotina e produtos chegam aos mais
diferentes públicos. Nesse dia, o que mais me chamou a atenção foi como devemos
nos reencantar, diariamente, com a nossa prática, para poder encantar e afetar outrem.
E
entramos, eu e Mortícia juntxs nessa empreitada. Mortícia está comigo há quase 20 anos e temos bastante intimidade. Apesar de ser uma performance educacional, desculpe o pleonasmo redundante nesse momento, foi necessário uma parte introdutória com slides para
contextualizar o fazer e o tema proposto. A cada lâmina, a
cada pensamento ou poema enunciados e projetados, a participação dos professorxs/coordenadorxs foi intensa
e plena! Energia transmutada para o bem, benignx!
Num dado momento eu parei e me coloquei como meu próprio experimento
performático. Como numa analepse ou flashback cinematográfico parei para
assistir a persona, congelei a cena e pude ver o olhar e a plenitude de cada um
ali. Sem scripts pré-estabelecidos e percebendo a energia trocada e os limites
evocados naquela experiência entre o professor e o atuador, o didático e o
artístico, o pedagógico e o transgressor, senti a necessidade de desnudar da
persona e apoderar mais o discurso com minha prática/arte/vida. Antes da
última lâmina, o cavalo se revela aos presentes, tirando a peruca que
caracteriza a persona, mostrando o miolo
do clown num momento brechtiano mágico. Não faço isso usualmente e nem
gosto, pois como num beijo quíntuplo, de confiança, intimidade e reconhecimento
sagrado da saudação wiccana “Blessed Be”- que não deve oferecido a
qualquer um- determinados gestos, revelações cênicas, ou religiosas devem ser
guardadas! Prezo muito pela integridade de minhas personas e da liturgia
ritualística que as mantem vivas. Mas como a ocasião era mais que didática, o
gesto de fez potente, necessário e educativo. Diante das ciências duras, de um mundo enquadrado e conservador, a arte e a educação devem sempre abrir caminhos para o conhecimento, a tolerância, o respeito e a diversidade!
Link do Registro feito por Fabiana Araújo que seria foto mas encantou-se e virou vídeo!
Tomado
então, pela persona novamente, deixo o recinto e finalizo a minha participação!
O
que fica desse encontro é uma experiência bastante pessoal para quem participou
dela. "O contato com a arte é pessoal, único e
intransferível. A formação estética do professor requer atividades que
extrapolem a leitura teórica." Gabriel Perissé.
Fico feliz em poder ter contribuído e ver que os profissionais de educação em Conquista, têm se mostrado abertos e sensíveis a arte, às possibilidades de crescimento e a uma educação direcionada a sua comunidade de maneira cuidadosa e dedicada.
Fico feliz em poder ter contribuído e ver que os profissionais de educação em Conquista, têm se mostrado abertos e sensíveis a arte, às possibilidades de crescimento e a uma educação direcionada a sua comunidade de maneira cuidadosa e dedicada.
Que
o encantamento com a arte, o afeto e cuidado pelo encontro com o outro sejam diários,
e que possamos sempre religar com as coisas positivas e mágicas que estimulam o
crescimento do ser humano, através de experiências transformadoras e inesquecíveis!
E
nos relatos reverberados dxs que participaram comigo neste dia, fechamos este
ciclo com a energia vital do amor, da inspiração e da vida. Foi lindo! Agradeço
a todxs que participaram e colaboram para este encontro! Axé, Evoé e Merda
sempre pra nós. Que nos desnudemos sempre para nos vestir de poesia, arte, cultura e educação potencializadoras!
"Conquista: performance de Mortícia encanta coordenadores escolares" [ http://www.blogdaresenhageral.com.br/tag/morticia-adams/ ]
“A Formação Pedagógica
para Coordenadores, proposta pela SMED em Conquista, teve finalmente a participação de um profissional sensível e “encantado". Marcelo Benigno fez uma abordagem sobre a Formação Continuada centrada na
figura do professor, com sua PERSONA magnífica e grandiosa “MORTICIA”, que
através da ARTE nos levou a reavaliar a nossa prática pedagógica e as atitudes
que envolvem os profissionais da educação.
Nos fez e faz refletir sobre a magia de trocar saberes através da
prática do encantamento e da pesquisa, reafirmar a nossa responsabilidade e
dedicação enquanto educador, nos levando a buscar novas formas de encantamento
para aprimorar as nossas práticas no cotidiano escolar, reencantando a cada
dia! Um dia de bruxa para nos inspirar!" Fabiana Araújo- Professora de Teatro e
Musicista
"Só existe saber na
invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os
homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros." Paulo Freire
“A minha manhã hoje foi com
ela que me encantou com a beleza das suas mãos, unhas, meias, lingerie, vestido
de festa, vestido de palavras que me levou a refletir: o importante não é só
fazer diversas formações, o importante é sobre tudo, a experiênciação, e o
investimento na arte que transforma!” Jeane
Marie- Atriz, Educadora e Produtora Cultural
"Os professores
todos, independentemente da disciplina que se prepararam para ministrar,
ganhariam (e com eles, seus alunos) com uma autoeducação que desse especial
atenção à dimensão estética da cultura e da vida." Gabriel Perissé
“Show de talento e profissionalismo!
Uma aula dinâmica que uniu a seriedade de uma pesquisa à mediação da
aprendizagem por meio da arte. Somos gratas e felizes por tê-lo.”
Jaqueline Carvalho- Coordenadora Pedagógica - SMED
“A experiência é o que
nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que
acontece, ou o que toca. (...) A informação não é experiência.” Jorge Larrosa
PS: As fotos que ilustram esta postagem foram clicadas por Ellen Aguiar, Fabiana Araújo e Jeane Marie, um agradecimento especial a elas que gentilmente registraram este momento; a Nubia Nadja, eterna inspiração e gratidão; a Fabio Sena, Daniel Silva, Mateus Novais e aos amigos virtuais que compartilharam e divulgaram em suas páginas e blogs eletrônicos. Na atualização moderna do corvo ou pombo correio, vamos nos configur@r sem se contamin@r! Agradecidx!
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